5 found
Order:
  1.  51
    A Crítica de Durkheim ao Epifenomenismo em Psicologia e suas Implicações Sociológicas e Filosóficas.Rafael Henrique Teixeira - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (4):9-32.
    RESUMO: O objetivo deste artigo é tomar a crítica de Durkheim ao epifenomenismo em psicologia para demonstrar o modo pelo qual sua sociologia mobiliza questões e problemas característicos da filosofia francesa de finais do século XIX. Primeiramente, descreveremos o recurso de Durkheim a teses advindas da filosofia, visando a apontar as insuficiências da psicofisiologia na definição da vida psíquica. Nessa ocasião, apresentaremos a consonância do ponto de vista de Durkheim com as concepções de seu contemporâneo, Bergson. Em seguida, demonstraremos que (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  22
    Acerca do enraizamento biológico e das modalidades da técnica em Bergson e Canguilhem.Rafael Henrique Teixeira - 2017 - Doispontos 14 (2).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  18
    Claude Bernard, Bergson E o conhecimento da Vida como problema.Rafael Henrique Teixeira - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (146):501-522.
    RESUMO O objetivo deste artigo é apresentar, tomando por referência a filosofia de Henri Bergson e a fisiologia experimental de Claude Bernard, dois esforços análogos, ainda que sem relação direta em suas origens, em face de imperativos que se colocam ao sujeito do conhecimento que se ocupa da vida. Tentaremos mostrar, autorizados pelo próprio Bergson, no interior de determinada prática científica representada pela fisiologia experimental de Claude Bernard, uma atitude diante dos fatos orgânicos que não é o monopólio de uma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  19
    Canguilhem, Foucault e a medicina.Rafael Henrique Teixeira - 2019 - Discurso 49 (2).
    Este artigo aborda o tratamento que Canguilhem e Foucault oferecem da medicina. Passando pelas distintas análises da clínica, da medicina em sua história e de seu aspecto social e político, observaremos desdobramentos irredutíveis em torno de uma problemática compartilhada.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  17
    Interfaces da natureza E da sociedade na obra de Gabriel Tarde.Rafael Henrique Teixeira - 2015 - Philósophos - Revista de Filosofia 20 (1):247-277.
    This article presents the Gabriel Tarde’s monadology and imitation philosophy to show its complementarity in the constitution of a “universal sociological point of view”, the sociological interpretation of all phenomena, material, biological and human. On the one hand Tarde establishes a neo-monadology by opening Leibniz's closed monads. The open monads constitutes, through their mutual possessions, the agreements and harmonies that Leibniz explained by the system of pre-established harmony. These agreements are monadic societies of many types who explain the constitution of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark